O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito também conhecido por Gás Liquefeito de Petróleo) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, compostos maioritariamente por Propano (C3H8) e Butano (C4H10), que por sua vez, são obtidos através do Gás Natural e Petróleo Bruto (crude), permitindo aos automóveis performances energéticas de elevada eficácia com um impacto inferior no meio ambiente.

Face à sua composição, o GPL permite a sua liquefação à temperatura ambiente, a uma pressão moderada baixa (6 a 8 bar – aproximadamente metade da pressão necessária para uma máquina de café) e total vaporização quando libertada a pressão atmosférica, pelo que é também muitas vezes designado por Gás Líquido (no seu estado líquido, ocupa apenas 1/260 do seu volume). Trata-se assim de um produto cuja combustão, é mais inofensiva para o ambiente, sendo-lhe atribuída uma “certificaçãoecológica, pois as suas partículas são inofensivas.

São estas propriedades, que conferem versatilidade ao GPL, pois é facilmente armazenado (reservatórios sob pressão, reservatórios criogénicos ou cavidades subterrâneas), transportado (através de Butaneiros, Veículos Cisterna ou Pipe-Lines), distribuído (Carros Cisterna, Garrafas ou Redes de Tubagens) e utilizado na sua fase líquida. Embora, qualquer um destes meios obedeça sempre a normas e regulamentos.