Quais são as DIFERENÇAS entre os DÍSTICOS de GPL?

Quais são as DIFERENÇAS entre os DÍSTICOS de GPL?
13 fev 2017, 09:00

O seu veículo a GPL foi convertido antes de 11 de junho de 2013? Ou já o adquiriu depois dessa data? Apesar da alteração na legislação, existem algumas regras que deve cumprir para que o seu veículo usufrua do novo regulamento e hoje vamos recordar-lhe o que mudou no mesmo!

Se antigamente era obrigatória a utilização do dístico azul na traseira dos automóveis convertidos a GPL ou GN, a partir de 11 de junho de 2013, tal deixou de acontecer, uma vez que este foi substituído por uma vinheta de outra cor com 40x40mm. Representada pelo Pantone 802C, a vinheta com fundo verde e letras brancas do tipo Franklin Gothic Demi Cond negrito, passou a ser obrigatória no canto inferior direito do para-brisas. Dessa data em diante, todos os veículos convertidos a GPL devem colocar a vinheta no respetivo local imediatamente após inspeção e legalização.

MAS O QUE É QUE MUDOU REALMENTE NOS DÍSTICOS DE GPL?

Tabela de Diferenças entre os Dísticos GPL

Categorias M1: veículos destinados ao transporte de passageiros com 8 lugares sentados no máximo, além do lugar do condutor.

Categorias N1: veículos destinados ao transporte de mercadorias com massa máxima não seuperior a 3,5 t.

EIS QUE SURGE A QUESTÃO:

O meu carro já utilizava um sistema de alimentação a GPL e foi aprovado em Inspeção Técnica anterior. Sou obrigado a colocar na retaguarda um dístico de fundo verde (ao invés do azul) que evidencia a redução de emissão de gases com efeitos de estufa?

Não, não seria (nem é) obrigado, no entanto, continuaria impedido de estacionar o seu veículo em parques e garagens subterrâneos e/ ou fechados. Assim, caso pretendesse estacionar nestes locais, teria de demonstrar o cumprimento das prescrições técnicas do regulamento ECE/ONU nº 67 ou do regulamento nº 110 da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa, através de uma Inspeção Extraordinária.

DICA: pode saber se a sua viatura está minimamente conforme o regulamento acima, caso o adaptador de abastecimento tenha a referência R67.

COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO E VINHETA VERDE?

Primeiramente deve perceber que tanto a remoção do dístico azul, como a permissão para estacionar em parques subterrâneos, não são imediatas e requerem alguns passos, nomeadamente:

#1 Obter Certificado do Equipamento Instalado

Emitido por um Instalador/ Reparador Credenciado para o efeito, que verificará se o seu veículo cumpre todas as normas de segurança. Não se esqueça que este Certificado tem uma validade de apenas 30 dias!

#2 Efetuar uma inspeção num Centro de Inspeções Automóvel

Acompanhado do Certificado emitido pela Oficina Credenciada (há menos de 30 dias), faça uma inspeção “Tipo B”, cujo custo é atualmente cerca de 110€ (com IVA incluído à Taxa Legal em vigor).

#3 Enviar ao IMTT os documentos necessários

O Certificado da Inspeção B e o emitido pela Oficina Credenciada, devem ser enviados juntamente com os restantes documentos, ao IMTT, solicitando para o efeito o averbamento da anotação “GPL – Reg. 67 ou GN – Reg.110”. Em caso de aprovação, o seu veículo apresentará agora uma identificação muito mais discreta que a anterior, combatendo o estigma associado ao afamado dístico azul! Fonte imagem:www.google.pt

Para mais informações, aconselhamos que consulte:

Decreto-Lei 13/2013, de 31 de janeiro

Portaria nº 207 – A/2013, de 25 de junho

#USSEGPL #BRC #BRCPortugal