Qual é a Composição Química do GPL AUTO?

Qual é a Composição Química do GPL AUTO?
24 ago 2017, 08:50

O Butano e o Propano são os principais componentes do GPL (ou deveriam ser!), mas será que estes influenciam o desempenho, consumos e performance dos carros a GPL? É o que ficaremos a saber no artigo de hoje, com alguns excertos gentilmente cedidos por um grande amigo da USSE GPL, o João Tavares.

Com o intuito de verificar qual dos componentes do GPL lhe dão melhor performance e consumos, Tavares, J., licenciado em Química, contactou as principais gasolineiras e a conceituada empresa Holandesa IWEMA e realizou alguns cálculos sobre a composição química do GPL AUTO. De acordo com os seus cálculos, o combustível que permite menor consumo (12%) e um ligeiro acréscimo de potência (0,6%) é o Butano. E sendo estes gases vendidos ao volume e não ao peso, tal significa que: 1l de Butano tem 600g, enquanto 1l de Propano tem 500g.

Já os cálculos de Estequiometria (proporção entre a quantidade de combustível/ quantidade de ar), indicaram a Tavares, J., que as proporções entre o Butano e o Propano são distintas. Mas não fica por aqui, os resultados demonstraram ainda, que atualmente os Sistemas de Alimentação de GPL se baseiam em Tabelas de Tempos de Injeção para determinada percentagem (%) de Butano na mistura. Sendo que se esta for muito alterada, a performance, consumos e emissões poluentes do veículo, são fortemente prejudicadas.

Apresentamos a resposta da IWENA: “We test our cars in Holland on the mixture 30/70, 50/50 and 70/30. In the test results you find a difference of almost 10% in performance and fuel consumption between pure propane and a mixture with only 30% propane and 70% butane.”

Traduzindo: “Testamos os nossos carros na Holanda com misturas 30/70, 50/50 e 70/30. Nos resultados encontramos uma diferença de quase 10% em performance e consumo de combustível entre o propano puro e uma mistura com apenas 30% de propano e 70% de butano”(a favor da última)."

Em Portugal, o GPL Auto deveria ser composto por uma mistura de Propano e Butano em proporções variáveis, mas este combustível é vendido sobretudo com o primeiro componente (que por sua vez, influencia negativamente a prestação e desempenho do veículo). Todavia, apesar das condições climatéricas do nosso país permitirem a utilização de GPL Auto com 80% de Butano, existem revendedores independentes que vendem Propano quase puro! Contrariamente ao que acontece em Itália, conforme imagem abaixo.

Composição Química do GPL em Itália

E até mesmo na Europa, cujas percentagens de componentes do GPL se apresentam abaixo.

 

VERÃO % 

INVERNO % 

ALEMANHA

PP 90/10 BT

PP 90/10 BT

BELGICA

PP 30/70 BT

PP 50/50 BT

DINAMARCA

PP 30/70 BT

PP 50/50 BT

ESPANHA

PP 30/70 BT

PP 50/50 BT

GRECIA

PP 20/80 BT

PP 20/80 BT

HOLANDA

PP 30/70 BT

PP 70/30 BT

INGLATERRA

PP 90/10 BT

PP 90/10 BT

ITÁLIA

PP 30/70 BT

PP 40/60 BT

SUIÇA

PP 50/50 BT

100% PP


MAS POR QUE É QUE O GPL NÃO ES
TÁ ADAPTADO ÀS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS DA EUROPA?Legenda: Propano (PP) Butano (BT)

De acordo com Tavares, J., quando em Portugal se começou a discutir a legalização do GPL em 1990, a Direção Geral de Energia contactou as gasolineiras relativamente à criação de uma Rede de Distribuição. No entanto, os resultados demonstraram que se tratava de uma solução logisticamente inviável, pois o número de postos de combustível VS consumo realizado, não justificavam o envio de um camião com a Mistura específica de GPL Auto. Motivo pelo qual as gasolineiras apenas tinham interesse no fornecimento de Propano Comercial. Perante este cenário, a Direção Geral da Energia criou Regulamentos Oficiais e Decretos de Lei, que permitiam a implementação da solução acima descrita, não fixando as percentagens (%) de Butano e Propano para a mistura.

EM SUMA:

De acordo com os resultados obtidos por Tavares, J., (cálculos + respostas das principais gasolineiras), o GPL Auto em Portugal, é Propano Comercial, ou seja, na realidade o GPL Auto não existe no nosso país. Independentemente da marca, o produto vendido nas estações de serviço, é o mesmo que abastece Hospitais, Empresas, Hotéis, Residenciais Particulares, entre outras. Sendo inclusive, partilhado entre diversas gasolineiras, não havendo quaisquer variações na sua composição, nem aditivos ao GPL (motivo: partilha de clientes de Propano Comercial).

CONSEQUÊNCIAS DE UM “FALSO” GPL AUTO:

NEGATIVAS:
  • Aumento do preço do combustível
  • Autonomia a GPL é prejudicada
  • Propano é mais caro do que o Butano (o GPL podia ser mais acessível com mais Butano)
  • Excesso de pressão que dificulta o abastecimento

NOTA: comparativamente às Centralinas Italianas, os Tempos de Injeção do GPL em Portugal devem ser aumentados em 22%.

POSITIVAS:
  • Constância no combustível
  • Octanagem do Propano é mais elevada do que a da Gasolina (e superior à do Butano)
  • O GPL é todo igual, pode comprar o mais acessível

DICA: uma vez que as bombas de GPL não têm mecanismos de compensação da temperatura, abasteça SEMPRE pela manhã (tão cedo quanto possível), pois colocará mais 5% de GPL pelo mesmo preço.

 

Apesar de em Portugal o GPL Auto não deter uma Mistura de Propano e Butano, a conversão de carros para GPL continua a compensar. Comece já a POUPAR até 50% em COMBUSTÍVEL!

Para mais informações ou dúvidas sobre este assunto, contacte-nos através do info@ussegpl.pt ou do +351 262 950 127.

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